Sobre as autoras

AnáileAnáile Abrahão Trindade

         Nasci em Barbacena, MG, em 15 de agosto de 1979 e, há 12 anos, mudei-me para São José dos Campos, SP. Aqui, lecionei inglês na Educação Infantil e agora, atuo em uma turma bilíngue de crianças entre 2 e 3 anos em uma escola particular. Formei-me em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos, fiz Pós-Graduação em Ensino de Inglês e um MBA em Educação. Apesar de minha formação me habilitar a lecionar no Fundamental 2, minha paixão sempre foram as crianças pequenas. Dizem que o destino se faz por linhas tortas. Trabalhar na Educação Infantil foi como um encantamento. Conviver com os pequenos, presenciar suas descobertas, seus deslumbramentos com as mínimas coisas e sentir sua imensa sede de conhecimento, me fizeram perceber que alí era o meu lugar. Lugar onde eu poderia exercer o que, para mim, é o papel primordial do professor: o de ajudar seus alunos a refletir e a descobrir as respostas para suas infindáveis perguntas acerca do mundo!
Decidi mudar! Foi difícil, mas eis-me, agora, no último semestre do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos. Muitos foram contra. Afinal, estudei tanto para ganhar tão pouco, para ser a “tia” da escolinha? Infelizmente, no Brasil, ainda não se encara a escola, principalmente a de educação infantil, como uma instituição séria, responsável pela formação integral dos indivíduos.
Ao longo dessa estrada, pude participar de constantes grupos de estudos, de eventos, palestras e cursos. Além disso, tive a grande sorte de realizar um sonho: conhecer as escolas de infância de Reggio Emilia, na Itália, que são referência no trabalho com crianças de 0 a 6 anos.
Minha vontade é de aprender sempre. De lutar para o reconhecimento dos profissionais da Educação no Brasil. Não apenas o reconhecimento da sociedade, mas que o próprio professor se reconheça como agente de transformação da sua comunidade, da sua cidade, do seu país, do mundo! E isso só se dá através do conhecimento e de sua aplicação efetiva; de muitas reflexões sobre nossa prática, sobre os conflitos que enfrentamos no dia a dia e como lidamos com eles; da percepção que nossos alunos são seres que pensam, que questionam, que querem aprender. Não podemos dar a mesma aula que há 5, 10 anos atrás. Os tempos mudaram. Só o que não muda é a necessidade do professor de estudar e aprender, sempre.
Tenho certeza de que tomei a decisão certa.

Andréa Silva dos Santos

AndreaNasci em Jacareí, SP, em 22 de outubro de 1972. Vivi lá até me casar em 1999, quando me mudei para Goiânia, depois para Belo Horizonte até vir para São José dos Campos em 2004.

Ainda me lembro do primeiro dia em que fui para a escola. Pequenina e trêmula à espera na fila para entrar, lá estava eu, quanta emoção! Os anos passavam e faziam crescer o meu encantamento pelas letras, números, ideias, amigos e professores.

Tentei percorrer outros caminhos, fiz curso técnico de Contabilidade e atuei na área administrativa, mas o amor pelas crianças me fez mudar o percurso e voltar para a escola, para o Magistério, a Pedagogia, a Gestão Escolar e para tantas outras formas de aprender – palestras, estudos, congressos…

Como professora me reencontrei; reencontrei minha outra paixão, além das crianças, a Educação. Paixão viciante! Bichinho da curiosidade e do desejo que move a gente.

De lá pra cá estudei bastante, troquei, experimentei, criei e aprendi muito, principalmente com meus alunos. Aprendi que vínculos de respeito e confiança são muito melhores quando firmados por meio da ação mútua, independente das diferenças de idade e experiência. Descobri que podemos conhecer o mundo deles, cheio de vida, curiosidade, descobertas, inteligência e assim continuar eternamente aprendendo, criando… Sempre em movimento, construindo e partilhando conhecimento.

 

13989717_1030577760372027_1869335742_n                                Mariana Almeida

Nasci em maio de 1990, em São José dos Campos, SP. Mesmo antes de decidir o que estudaria, sempre tive uma certeza: faria a diferença! Logo me encantei pela inclusão e iniciei minha carreira pela Pedagogia, minha primeira paixão.

Aos poucos, a paixão pela pedagogia foi dando lugar ao amor pela educação. Assim, vi que era ali o melhor lugar para eu fazer a diferença. O encanto pela inclusão continuou e percebi que sem ele seria impossível trabalhar dentro de uma escola, pois ela não é homogênea e, diariamente, precisamos ter um olhar individual e acolhedor para cada criança.

Na educação infantil, conheci melhor a alfabetização e me especializei na psicogênese da língua escrita. Tive o prazer de conhecer Fabulinus, uma escola na Argentina que vivencia a prática de Reggio Emilia. Lá, a educação infantil fez meus olhos brilharem ainda mais.

Sem nunca me esquecer da inclusão_ que no atual cenário precisa de uma atenção especial_ fiz a Psicopedagogia, curso que enriqueceu muito minha prática pedagógica e me abriu novas possibilidades.

Logo vi que, como tudo que amamos, essa profissão exigiria de mim uma doação cada vez maior e mais intensa. E assim é minha relação com a educação! Vivo em constante formação, seja com meus alunos em uma aula prática _ onde sempre sou a aluna e vivencio experiências riquíssimas_ seja em especializações, grupos de estudos e reflexões com colegas educadores.

Hoje, aos 26 anos, atuo com crianças autistas e leciono no ensino fundamental. Amo o que faço! E, para completar esta realização, tenho a honra de aceitar um maravilhoso convite, e me juntar a esta dupla que, assim como eu, tem a missão de fazer a diferença por onde passar. E nós acreditamos que a melhor maneira de isso acontecer é por meio da educação. E aqui estamos nós, prontas para mudar o mundo!

7 respostas em “Sobre as autoras

  1. Pingback: Sobre as autoras | Inspirações Pedagógicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s